
-
Apresentação do Curso
-
Aula 1 - Processos bioquímicos na digestão anaeróbia
-
Aula 2 - Tipos de Biodigestores
-
Aula 3 - Controle de processos
Descrição do curso
O Curso objetiva detalhar as etapas que envolvem a operacionalização de um biodigestor, descrevendo os processos de biodigestão e parâmetros que influenciam na produção de biogás (qualidade e quantidade). Além disso, você aprenderá a dimensionar sistemas de biodigestão, aplicando o conhecimento teórico na prática.
Categoria: Cursos a distância - EaD
Informações gerais
Conteúdo
- Processos bioquímicos da digestão anaeróbia;
- Tipos de pré tratamento da biomassa;
- Tecnologias para realizar a biodigestão;
- Sistemas de aquecimento;
- Fatores que determinam o dimensionamento;
- Controle de processos;
- Uso e aplicação do biogás e digestato.
Objetivo
Apresentar os fatores e elementos que influenciam no processo de biodigestão, no tratamento, na produção de biogás e no dimensionamento de sistemas.
Público-alvo
Metodologia
O curso será desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EaD) em uma carga horária de 40h, distribuídas em 3 aulas. Serão adotadas estratégias de ensino como fóruns, atividades, questionários, produções compartilhadas e individuais e videoaula.
Certificado
Certificado com carga horária de 40 horas.
Professores
Airton Kunz
Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é pesquisador da Embrapa Suínos e Aves ocupando a função de chefe adjunto de pesqauisa e desenvolvimento. Professor do programa de mestrado e doutorado em engenharia agrícola da UNIOESTE, campus Cascavel-PR e do programa de mestrado em ciência e tecnologia ambiental da UFFS, campus Erechim-RS. Foi presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA) nos exercícios 2009-2011 e 2011-2013, diretor de área de pecuária da SBERA no exercício 2017-2019. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em tratamentos e aproveitamento de resíduos da produção animal, atuando principalmente nos seguintes temas: biodigestão anaeróbia, remoção de nitrogênio (via processo Anammox, nitrificação e desnitrificação), remoção de fósforo e reúso de efluentes.
André Cestonaro do Amaral
Graduação em Química pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010) e mestrado na mesma instituição (2013), no programa de Química, e doutorado (2017) no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Agrícola (PGEAGRI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, na área de concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (RHESA), na linha de pesquisa de Saneamento Ambiental. Tem experiência em tratamento de efluentes, com ênfase em digestão anaeróbia e produção de biogás a partir de resíduos suinícolas e agroindustriais.
Ricardo Luis Radis Steinmetz
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Química, com ênfase em analises ambientais, pela mesma instituição (2007) e doutorado em Engenharia Química, com ênfase em desenvolvimento de processos químicos e biotecnológicos, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). É Analista A na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves), onde atua em projetos ligados ao Núcleo Temático em Meio Ambiente e em atividades do Laboratório de Estudos em Biogás. Tem experiência na área de Química Analítica Ambiental e de Processos Biotecnológicos, atuando principalmente em estratégias de tratamento e aproveitamento de resíduos agropecuários e agroindustriais por meio da digestão anaeróbia e aproveitamento energético de biogás.